Digital Activism 4 Youth
A discriminação ainda existe e as pessoas enfrentam-na fortemente. A discriminação existe em todas as formas. Direta, indireta, verbal, não verbal e assim por diante. Os jovens são frequentemente confrontados com linguagem abusiva e, na maioria dos casos, não estão plenamente conscientes do seu significado. Esta é uma razão para investigar profundamente o problema da discriminação e da intolerância. De acordo com a definição do Conselho da Europa, a discriminação (em todas as suas formas e expressões possíveis) é uma das formas mais comuns de violação e abuso dos direitos humanos. Afeta milhões de pessoas todos os dias e é uma das mais difíceis de reconhecer.
A intolerância está intimamente relacionada com a discriminação. A intolerância é a falta de respeito por práticas ou crenças diferentes das nossas. Envolve também a rejeição de pessoas que consideramos diferentes, por exemplo, membros de um determinado grupo social ou étnico diferente do nosso, bem como pessoas com orientação política ou sexual diferente. As pessoas podem ser discriminadas devido à sua idade, etnia, origem, convicções políticas, raça, religião, orientação sexual, género, língua, cultura, deficiência e por muitos outros motivos.
Neste projeto promovemos a igualdade e a não discriminação entre os jovens. Ninguém nasce com preconceitos, mas tem o potencial de os desenvolver ao longo do tempo. É fundamental fomentar os valores da igualdade e da não discriminação. Entre as crianças e os jovens, isso deve ser feito desde cedo, através da educação formal e não formal. A educação não formal desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento de competências transversais essenciais, sendo as mais relevantes a autorreflexão, a empatia e o respeito mútuo. O nosso objetivo foi sensibilizar os jovens para os seus direitos, capacitando-os para reconhecer e combater a discriminação e recorrer às instituições competentes para obter reparação legal ou outras medidas adequadas. No final do projeto, os participantes prepararam um folheto, cartazes e um vídeo para promover a não discriminação e a tolerância.
4 Nov 2019
12 Nov 2019
Stairs and Levels Associação
System & G
Development and Initiative
KOMPAS
Thisus Copenhagen